fbpx
Início Geral Sofrimento dos moradores de Lagoa Funda

Sofrimento dos moradores de Lagoa Funda

A erosão continua avançando na Praia de Lagoa Funda, em Marataízes e destruiu o último quiosque que ainda estava de pé no balneário. O mar também destruiu um muro e parte da rua no final da orla.

Moradores da Praia de Lagoa Funda, em Marataízes, fizeram  nesta quarta-feira (31) uma manifestação em frente à orla em protesto contra o avanço da erosão no balneário. Dezenas de manifestantes participaram do movimento.

- publicidade -
mercado_pago

Eles reivindicam uma intervenção no balneário, que há cinco anos vem sofrendo com a erosão provocada pelo avanço do mar. Entre 2015 e 2016, o mar derrubou oito quiosques e destruiu a rua de acesso ao balneário, ameaçando várias casas.

Em dezembro de 2016, a prefeitura investiu R$ 7 milhões na construção de obra de contenção da praia, com implantação de um quebra-mar feita com pedras ao longo da orla.

A intervenção reduziu o risco. Porém, desde o ano passado o mar voltou a atingir o litoral, afundando parte da avenida situada na beira do mar e deixando a população preocupada.

“A situação está piorando. O mar está provocando vários estragos. Não queremos mais nada paliativo. Agora estamos reivindicando uma intervenção definitiva”, destacou a empresária Tanea Fontoura.

A Prefeitura Municipal informou que elaborou um decreto declarando situação de emergência em toda orla do município de Marataízes, especialmente compreendida pela orla de Lagoa Funda, afetada pela erosão marítima.

A prefeitura ressaltou ainda que já existe a abertura de crédito extraordinário no valor de R$ 3,65 milhões e no momento aguarda providências junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

A municipalidade destacou ainda que busca recursos financeiros junto aos órgãos estaduais e federais para solucionar o problema da orla de Lagoa Funda.

Fonte: Jornal Fato

 

Comente com seu Facebook!

Via sul Telecon
WINDEX 12 MESES
ITA 21-02 a 21-08
cdtec
Oito ervas campanha 2018
Terra Academia
unisa
Banner Innovar