Início Curiosidades Nossa Alma vaga quando Sonhamos?

Nossa Alma vaga quando Sonhamos?

15 fatos estranhos e curiosos sobre os sonhos
15 fatos estranhos e curiosos sobre os sonhos

Neste artigo falaremos sobre fatos estranhos sobre os sonhos. Quem nunca acordou e correu procurar o significado dos sonhos? Pois é, dormir e sonhar pode ser muito prazeroso ou apenas deixar aquela curiosidade. Como será que a mente funciona nesse processo?!

Em geral, as pessoas sequer lembram o que sonham no dia a dia. Para muitos, o sonho até fica nítido logo ao despertar, mais vai fugindo da memória. Há psicanalistas que até sugerem anotar na hora, pra não esquecer. Entretanto até hoje não existe uma teoria definitiva sobre porque isso acontece.

 

Na verdade, o mistério sobre o sono é acompanhado de diversas informações inesperadas e até divertidas. Veja alguns:

 

1. Sabia que nem todo mundo sonha colorido? Pois é, 12% da população enxergam tudo preto e branco durante o sonho.

 

2. Embora muita gente acredite sonhar com pessoas desconhecidas, a verdade é que isso é impossível. Já foi comprovado cientificamente que só é possível sonhar com rostos já vistos. Ou seja, aquela pessoa que embarcou com você na mesma parada de ônibus, pode reaparecer, sem que você lembre.

 

3. Nem sempre quando alguém disser “sonhei com você”, isso será uma coisa boa. A maioria dos sonhos é associada a sentimentos como tristeza, raiva e medo.

 

4. Muita gente não acredita no sonambulismo, mas ele existe de verdade. E é mais sério do que a ficção costuma retratar. Há casos de pessoas sem habilidades artísticas, por exemplo, que durante o sono, conseguem pintar maravilhosamente. Também há situações mais perigosas, como mulheres que fazem sexo com desconhecidos durante a fase de sono.

 

5. Falando em vida sexual, todo homem costuma ter, em média, 20 ereções por noite. Entretanto as mulheres podem ter orgasmos reais através de sonhos.

 

Sabe o que são sonhos Lúcidos?

 

6. O sono geralmente leva as pessoas a pensarem em paz, tranquilidade. Para o cérebro, mas é justamente o contrário. A atividade cerebral durante a noite é muito mais intensa do que na maioria das atividades rotineiras.

 

7. Cerca de 50% da população têm potencial para ter sonhos lúcidos. Eles acontecem quando a pessoa consegue controlar o que se passa e entender que se trata de um sonho. Entretanto, são poucos os que conseguem dominar essa capacidade. Esses indivíduos têm ajudado muito a ciência a compreender melhor o que acontece no sonhar.

 

8. A paralisia do sono é algo real e assustador. É uma condição rara, deixando as pessoas com a sensação de que não podem se mexer. Acontece logo ao despertar ou antes de adormecer. Nessa fração de tempo, a pessoa se sente incapaz de reagir a uma ameaça que parece existir no momento. Isso acontece, de maneira simplificada, quando o corpo acorda, mas a mente ainda está sonhando.

 

9. Apesar de não parecer, essa paralisia é necessária para a segurança. Durante o sonho, o corpo não pode se movimentar de acordo com o que acontece. Algumas pessoas, no entanto, sofrem uma desordem que faz com que se mexam conforme sonham. O resultado é que podem quebrar o braço ou se machucar conforme agem, pensando estar em outra situação que não dormindo.

 

10. Nunca foi possível provar que existem sonhos premonitórios. Ainda assim, existem casos que desafiam a ciência. Muitas das vítimas do 11 de setembro, por exemplo, teriam sonhado com a catástrofe. Abraham Lincoln também sonhou com seu assassinato. Durante o Titanic, muitas das vítimas também alegaram ter sonhado com o desastre.

 

Os Sonhos e as Invenções

 

11. Os sonhos também podem ajudar no surgimento de novas invenções. Por exemplo o Google, ele foi concebido a partir de um sonho de Larry Page. Antes disso, a máquina de costura, a tabela periódica e a forma do DNA também foram fruto de mentes sonhadoras.

 

12. Portanto um bom truque para saber se você está sonhando ou não é tentar ler alguma coisa. A grande maioria dos indivíduos são incapazes de ler em seus sonhos. A mesma coisa com os relógios. Por mais que você tente, é impossível ver a hora correta durante o sonho. Cada vez que você olhar para o relógio, vai enxergar um horário diferente.

 

13. A criatividade é a maior beneficiada pelos sonhos. Mas cientistas acreditam que manter um diário do que se sonha ajuda muito a ser mais criativo. No caso de pessoas que realmente não sonham com nada, é comum que tenham dificuldade com tarefas que exijam pensar de maneira criativa.

 

14. Bebês e animais de estimação também sonham. Mesmo que seja ainda impossível compreender como são seus sonhos, já se sabe que eles acontecem. Basta prestar atenção. É comum ver algum cachorro reagindo como se estivesse perseguindo alguma coisa. Da mesma forma, é comum ver bebês mexendo a boca como se estivessem mamando, mesmo dormindo. Eles estariam sonhando com a amamentação e sua mãe.

 

15. Curiosamente, homens costumam sonhar mais com homens. Porque em geral, 70% dos personagens em um sonho masculino são homens. Eles também costumam sonhar mais com agressividade. Já as mulheres mantém uma média equivalente de homens e mulheres em seus sonhos.

 

Conclusões sobre nossos sonhos

 

Como quer que sejam seus sonhos, uma coisa muito importante é não tentar inventar em termos de sono. Embora existam técnicas que ajudem a dormir menos ou em períodos mais curtos, eles não são seguros. Um humano precisa, em média, de 8 horas de sono por noite. Esse número pode ser divido em, no máximo, 2 momentos diferentes. É por isso que países como a Espanha têm a sesta. Por lá, as pessoas tiram uma soneca depois do almoço, e isso ajuda muito a deixar o organismo mais revigorado.

Outro ponto interessante é que os adolescentes precisam de mais tempo de sono mesmo. Como seu organismo está em constante evolução, geralmente são necessárias de 9 a 10 horas até se sentirem prontos para acordar. Por isso, os pais não deviam implicar tanto com essa sensação de que são muito preguiçosos!

E se você não dorme direito, é importante que procure um médico especializado. Dormir e sonhar são atividades necessárias para o descanso do corpo e da mente. É como se fosse o momento de reorganizar as ideias e recarregar o cérebro!

dddddddddddddddd