Início Cinema Batman: Confira os detalhes dos filmes que você não vê no cinema

Batman: Confira os detalhes dos filmes que você não vê no cinema

Tudo o que você precisa saber sobre filmes do Batman
Tudo o que você precisa saber sobre filmes do Batman

Um dos principais personagens dos quadrinhos da DC Comics, o Batman completa 80 anos em 2019. No entanto, faz apenas 30 anos desde sua estreia no cinema. Embora tenha aparecido em séries da tevê antes disso, só chegou às telonas em 1989! Com altos e baixos, seus filmes nem sempre representam completamente o que se vê nas HQ’s, no entanto, fazem sempre muito sucesso.

 

A chegada de Bruce Wayne ao cinema aconteceu pelas mãos de Tim Burton. O primeiro ator a interpretá-lo foi Michael Keaton. Tanto o diretor quanto o ator permaneceram também por uma sequência, lançada em 1992, chamada Batman Returns. Mas vale dizer que quem meio que roubou a cena foram Jack Nicholson com seu Coringa e, depois, Danny DeVitto, no papel de Pinguim. Ambos se tornaram figuras clássicas, assim como Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato.

 

Quer saber mais sobre os filmes? Confira a seguir!

 

O filme de 1997 foi motivo de polêmica por causa dos mamilos de Batman e Robin. Muitos especularam sobre existir a intenção de atrair o público LGBT, já que seria algo homoerótico. No entanto, o diretor negou qualquer informação do tipo, explicando que os trajes foram inspirados em esculturas gregas.

 

Estrela de 2 filmes, Michael Keaton é atualmente bem aceito no papel do Homem-Morcego. Entretanto, quando foi anunciado, muita gente não gostou. Existia o receio de que ele seria muito engraçadinho para o papel.

 

Heath Ledger

 

Antes de ser escalado como o Coringa no filme de Christopher Nolan, Heath Ledger disse que jamais aceitaria um papel como esse. Porque o ator achava que se sentiria ‘estúpido’ no papel de um super herói. No entanto, acabou mudando de ideia e se empolgou com a possibilidade. Seu empenho foi tamanho que ganhou o papel antes do roteiro estar finalizado.

 

Em  Lego Batman: O Filme, há uma cena que comenta o confronto entre Batman e Superman. Constrangido por ter sido pego lutando com outros inimigos, o protagonista tenta se explicar, admitindo a traição.

 

Existem 10 filmes desde 1989. No total, eles arrecadaram cerca de 1,2 bilhão de dólares. Esse valor, no entanto, não é muita coisa para o Homem Morcego. Segundo a revista Forbes, Bruce Wayne é um dos 15 personagens mais ricos da ficção, porque levou cerca de 6,5 bilhões.

 

Quando Nicholson aceitou o papel de Coringa, ele topou um corte em seu salário em troca de uma porcentagem no merchandise. Com essa decisão, ele levou 6 milhões de dólares por sua atuação. O que ninguém esperava é que a publicidade lhe renderia mais do que 400 milhões de dólares.

 

O vilão Bane deveria ter cerca de 2,10m de altura. Como Tom Hardy tem apenas 1,79m, então ele teve que usar botas especiais para ficar da altura de Christian Bale. O salto interno deixava o ator quase na ponta dos pés.

 

Batman vs Superman

 

Ben Affleck pediu aos produtores de Batman vs Superman se poderia ficar com o uniforme do filme. Eles responderam que sim, mas teria que pagar 100 mil dólares. Ele mudou de ideia e pediu pra só tirarem uma foto.

 

O cantor Prince que ajudou a elaborar a trilha sonora do primeiro filme de Batman e também lançou uma música chamada Batdance. Seu vídeo clipe conta com grupos de homens vestidos como Batman e Robin, além de ter uma atmosfera super anos 80.

 

Durante uma cena de perseguição em O Cavaleiro das Trevas, uma câmera IMAX foi destruída. O detalhe é que existem apenas 4 câmeras desse tipo no mundo. O conserto dessa acabou custando quase 500 mil dólares.

 

Antes de Jack Nicholson, David Bowie foi pensado para o papel de Coringa em 1989.

Nas gravações de Batman Begins, o batmóvel sofreu um acidente de trânsito. Christian Bale contou que estavam apenas movendo o carro pelas ruas quando um motorista bêbado bateu de frente com o veículo. Ele declarou que entrou em pânico ao achar que se tratava de uma nave alienígena.

 

Affleck pediu conselhos para Bale ao aceitar o papel do super herói. Entretanto a resposta do ator foi que o mais importante é que ele tivesse certeza de que teria como fazer xixi usando o uniforme. Dias depois, se encontraram em uma loja comprando trajes do Batman para suas filhas.

 

O confronto entre Batman e Super Homem poderia ter acontecido antes, em 2001. Um roteiro propunha que uma noiva de Bruce Wayne fosse morta pelo Coringa. Isso faria com que o protagonista ficasse descontrolado, colocando assim o homem de aço como única forma de pará-lo. O filme não saiu do papel, mas um poster inicial da trama apareceu em uma cena de Eu Sou a Lenda.

 

Batman completa 80 anos em 2019

 

Um dos principais personagens dos quadrinhos da DC Comics, o Batman completa 80 anos em 2019
Um dos principais personagens dos quadrinhos da DC Comics, o Batman completa 80 anos em 2019

 

O filme Batman e Robin foi o primeiro a não receber qualquer indicação ao Oscar. Mas na verdade, foi considerado tão ruim que foi indicado a 11 categorias do Framboesa de Ouro, fazendo o diretor pedir desculpas aos fãs. Um dos motivos de ter sido tão ruim foi o fato de que os executivos do estúdio preferiram priorizar a venda de bonecos do que a qualidade do roteiro.

 

Na abertura de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, um avião de verdade foi mostrado. Contudo esse mesmo avião, Embraer 110-P1, caiu dois anos depois na Botsuana, sem deixar sobreviventes.

 

O filme de Tim Burton não teve participação do Robin. Entretanto, o personagem chegou a ser cogitado. Nomes como Eddie Murphy e Michael J. Fox foram considerados para o papel na época.

 

Christian Bale detesta tanto o personagem Robin que declarou que jamais faria um filme de Batman em que ele aparecesse.

 

Em o Cavaleiro das Trevas, Bruce pergunta se seu novo traje é mais maleável na parte de cima. Essa é uma referência às séries antigas, quando o protagonista não conseguia olhar dos lados.

 

Dá vontade de rever os filmes, né? Pode ser uma boa, já que o filme solo de Batman com Ben Affleck ainda não tem previsão de estreia. Mas com poucos detalhes sobre seu roteiro, boatos indicam que pode ser ambientado no passado. Portanto seria um jeito de diminuir a rejeição ao ator, que teria menos cenas. Resta esperar pra saber se vai ser isso mesmo!

dddddddddddddddd