Castração animal é tema de apresentação nesta terça-feira em Itaipava

castracoes-de-caes

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta terça-feira (5), uma apresentação da primeira etapa do programa de controle animal, que consiste na castração de cães de rua machos. A ação será realizada no auditório do Hospital Materno-infantil Menino Jesus, em Itaipava, às 18h, e toda a população está convidada a participar. O principal objetivo da apresentação é explicar os processos do programa e desmistificar algumas questões relacionadas à castração animal.

Sobre a castração, o veterinário responsável pelo programa, Auristone de Paula Viana, informa que o método a ser utilizado será a química, por meio do medicamento Infertile, já adquirido pelo município. Com a aplicação do medicamento, seguindo todas as recomendações de utilização, os animais se tornam completamente inférteis em menos de 30 dias. A castração dos animais de rua de Itapemirim já começa a ser realizada no mês de abril e os efeitos serão percebidos imediatamente.

“Além de possibilitar o controle da população de cães de rua, a castração permite que os cães se tornem mais dóceis e sociáveis. Nos cães que não vivem nas ruas, a castração reduz em até 90% a tendência de fugir e andar solto, em até 50% a dominância sobre o dono e em até 50% o hábito de marcação de território. Os benefícios para os cães e para os donos são inúmeros”, informa o veterinário.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, afirma que a castração é apenas uma das medidas adotadas pelo município para assegurar conforto e segurança tanto para os animais, quanto para a população. “Com a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está em fase de finalização, o município passará a recolher esses animais de rua, ampliando o programa de controle populacional”, finaliza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here