Início Curiosidades Coca-Cola. Descobrimos 11 fatos surpreendentes que você nunca iria saber!

Coca-Cola. Descobrimos 11 fatos surpreendentes que você nunca iria saber!

11 fatos surpreendentes que você nunca soube sobre a Coca-Cola
11 fatos surpreendentes que você nunca soube sobre a Coca-Cola

Todo mundo adora uma Coca-Cola bem gelada, mas será que seria assim se fosse um remédio? O refrigerante mais famoso do mundo foi concebido como um xarope, se tornando um sucesso meio que por acidente. E agora mais de 10 mil unidades são consumidas a cada segundo!

 

Mas não é apenas o sabor único que faz com que seja o refri mais reconhecido de todos. Desde sua criação, a marca teve um grande cuidado em inovar. Desde o formato de sua garrafa até o surgimento do Papai Noel, tudo foi cuidadosamente concebido.

 

Conheça alguns fatos surpreendentes sobre esse refrigerante que dominou o mundo:

 

A marca Coca-Cola é reconhecida por 94% das pessoas

 

O nome pode variar para Coke, mas o reconhecimento é instantâneo. Suas cores são reconhecidas por 94% da população. Já um estudo responsável por avaliar os termos mais populares da atualidade mostrou que a Coca só perde para uma palavra em reconhecimento: okay.

 

E não é à toa. Já que cerca de 3% de todos os produtos consumidos no mundo leva a marca. Claro que não é apenas o refrigerante, mas também os demais produtos, como Fanta, Sprite, entre outros. Entretanto na Coréia do Norte a venda dos produtos Coca-Cola é proibida.

 

Costumava ser gratuita

 

Não dá pra vender o que ninguém conhece, né? Portanto mesmo tendo feito algum sucesso desde sua criação, o sucesso só veio depois de uma estratégia arriscada. Asa Griggs Candler assumiu a empresa após a morte de John S. Pemberton, criador do refri.

 

Para aumentar a popularidade, mandou representantes comerciais servirem Coca-Cola gratuitamente. Então depois de provarem, as pessoas acabavam voltando pedindo mais. Na época, entretanto o refil de um copo custava 0,05 centavos de dólar.

 

A garrafa de Coca-Cola foi inspirada em um grão de cacau

 

No começo, a Coca era vendida como o chopp, numa torneira. Candler não se interessava muito pela ideia de criar uma garrafa e permitia que fosse vendida em qualquer recipiente. Mas o problema é que as garrafas começaram a deixar os consumidores confusos, por terem formatos muito variados. Foi quando a empresa pediu para que tentassem padronizar.

 

Uma garrafaria da Indiana resolveu criar o design inspirado em um grão de cacau. Competindo dessa maneira com outros 10 modelos, acabou sendo facilmente a vencedora, se tornado um ícone.

 

Os lacres da latinha foram inventados para os soldados

 

Mais icônico do que uma garrafa de Coca são os lacres. Eles nasceram de uma ideia necessária. Era preciso enviar o refrigerante para soldados em outros continentes, então se tornou uma possibilidade.

 

O problema é que os materiais necessários para sua produção eram racionados na Segunda Guerra Mundial, então não puderam utilizar a ideia. Anos depois, em 1960, a Coca-Cola começou a oferecer a opção para o público em geral.

 

A Coca-Cola já teve traços de cocaína

 

Parece até lenda urbana, mas a verdade é que já teve sim um pouquinho de cocaína na fórmula da Coca. Na verdade, a receita original contava com 9 miligramas de cocaína por copo. Na época, não era algo absurdo. Entretanto, a droga foi removida oficialmente a partir de 1903.

 

Dá pra chegar na lua

 

Se forem colocadas todas as garrafinhas pequenas de Coca já produzidas numa única linha, dá pra chegar na lua e voltar cerca de 2 mil vezes!!

 

A Coca criou o Papai Noel

 

A Coca criou o Papai Noel de hoje
A Coca criou o Papai Noel de hoje

 

Com inúmeros comerciais super famosos, incluindo os ursos polares, a Coca criou a figura do Papai Noel como se conhece atualmente. Embora já existissem lendas sobre São Nicolau, um santo que entregava presentes na véspera de natal, foi com o refrigerante que a ideia se consolidou. Não à toa, o bom velhinho se veste de vermelho até hoje.

A Coca-Cola é um refresco

 

Se você visitar uma fábrica de Coca, em  nenhum momento os funcionários vão falar em refrigerante. A marca costuma se referir ao seu principal produto apenas como um ‘refresco’.

Tem produtos inéditos para beber por quase uma década

 

Apesar de a Coca-Cola tradicional ser o carro-chefe, são milhares os produtos da empresa. Uma prova disso é que se você tomar uma bebida da marca por dia, vai levar 9 anos para experimentar todas! São mais de 3.500 bebidas, com 500 (sub)marcas diferentes, incluindo não apenas refri, mas também energéticos, sucos e receitas à base de soja.

 

Todo mundo bebe Coca-Cola semanalmente

Em média, cada pessoa bebe um produto da Coca-Cola – não necessariamente o refrigerante – a cada 4 dias. Sim, não dá pra passar uma semana sem ter contato com a marca.

 

Você bebe 5kg de açúcar por ano

 

Cada cidadão americano consome, em média, 399 porções de Coca por ano. 63% da Coca-Cola clássica mesmo, o que dá em torno de 125 copos por pessoa. E cada um desses copos conta com cerca de 39g de açúcar. Ou seja, são 4,9kg de açúcar consumidos anualmente apenas através desse refrigerante tão amado.

 

Como existe o que se tem chamado de epidemia de obesidade por todo o mundo, os refrigerantes têm ganhado um papel de vilão. E isso pode acabar afetando também a Coca-Cola. Entretanto em países como a França, já existe uma proibição para os locais onde existe refil. Sabe quando você compra um lanche e pega um copo que pode encher à vontade, quantas vezes quiser? Então, a ideia é que isso seja banido.

 

No Reino Unido, a Coca-Cola já é vendida por um valor 40% mais alto do que costumava ser. Isso porque foi criada uma lei que aumenta os impostos para produtos com adição de açúcar, o que é o caso do refri. No Brasil, existe também um movimento nesse sentido. Empresas já se comprometeram a reduzir a quantidade de açúcar de seus produtos. E pode ser que as taxas para esse tipo de produto também aumente nos próximos anos. Será que todo mundo vai começar a tomar menos Coca-Cola?!

 

Links que talvez você tenha Interesse

Você sabia que Mickey Mouse quase foi um Coelho?

15 Curiosidades sobre Dragon Ball. Essas você não sabia!

Deep Web, veja as coisas mais assustadoras que você pode encontrar

dddddddddddddddd