Início Vagas de Trabalho Escolha o modelo de currículo de acordo com sua experiência profissional

Escolha o modelo de currículo de acordo com sua experiência profissional

"<yoastmark

Está procurando emprego e não sabe porque ninguém te chama nem para entrevista? Pode ser que você precise de um modelo de currículo melhor. Sua primeira imagem perante a empresa vem de como seus dados estão apresentados. Mesmo que seja super qualificado, você pode acabar espantando uma oportunidade se suas informações estiverem uma bagunça.

 

Outro ponto muito importante é ter em mente o seu perfil profissional e, principalmente, da empresa para a qual está se candidatando. Então de nada adianta mandar o mesmo currículo para o mercado da esquina e para a multinacional dos seus sonhos. O ponto de partida da sua procura por emprego precisa ser uma avaliação cuidadosa das informações relevantes para cada vaga que te interesse. Você já parou pra pensar no que está buscando e na melhor forma de demonstrar isso?

Modelos de currículo que podem fazer a diferença

É comum encontrar alguém sem experiência tentando deixar suas informações mais elaboradas. Entretanto é claro que você deve fazer de tudo para se apresentar da melhor maneira. No entanto, o currículo perfeito não depende apenas de boa vontade.

 

É preciso escolher um modelo que mais demonstre suas habilidades. Então não existe uma fórmula mágica, apenas seu esforço e cuidado em definir o que deseja conquistar.

O essencial de todo currículo

Antes de continuar falando sobre exemplos de currículo que funcionam, é preciso reforçar o básico. Você sabe o que NUNCA pode faltar? Os dados pessoais são obrigatórios. Nome, data de nascimento, estado civil, endereço e contatos. É incrível, mas tem gente que esquece de colocar informações de longo prazo. Nada daquele email fulanalindinha@hotmail.com. Inclua número de telefone e um email de confiança.

 

Essa breve apresentação pode incluir foto. Algo também simples, porém a estrutura deve continuar com:

  • Área de trabalho;
  • Formação profissional;
  • Experiências mais recentes;
  • Idiomas que realmente fale;
  • Cursos e formações relevantes.

E por mais que dê vontade de escrever muita coisa, o ideal é que seja tudo muito sucinto. Não chato, apenas suficiente para te apresentar. Entenda melhor como essas estruturas podem ser:

Modelo de Currículo para 1º emprego

Se você é um jovem em busca do primeiro emprego, por exemplo, não pode preencher as informações da mesma maneira que sua mãe, trabalhadora há 20 anos. Caso não tenha experiência alguma, foque na sua formação. Não precisa falar da escola pré-escolar, por exemplo. No entanto, é interessante mencionar qual é a sua formação até o momento, assim como os cursos e qualificações que já terminou ou está fazendo.

 

Esqueça detalhes que não fazem diferença a longo prazo. A nota do seu TCC, por exemplo, não é relevante. O tema até pode ser interessante na entrevista presencial, se tiver relação com o emprego. No entanto, não importa nesse contato inicial.

 

Para quem já teve tempo de estágio, essa experiência pode ser valiosa. Dependendo do local onde você trabalhou, é importante discriminar as tarefas realizadas durante o período, além de sua duração. Pode demonstrar que você já sabe alguma coisa da área, e também demonstrar facilidade de aprendizado.

Currículo profissional com experiência

A inclusão dos dados não precisa ser estritamente burocrática como na lista acima. Especialmente se você já é um profissional consolidado.  É possível, por exemplo, incluir uma apresentação com seus objetivos após a área de atuação. Um texto de 2 ou 3 linhas pode demonstrar um pouco da confiança trazida pela experiência. Olha um exemplo:

 

“Sou escritora, com 3 livros lançados e especialização em revisão ortográfica. Tenho interesse em trabalhar na correção de manuscritos, setor em que tenho 7 anos de experiência”.

 

A pessoa em questão resumiu alguns dos pontos principais de sua carreira e definiu a meta de trabalho. Exemplos de currículos bem sucedidos sempre vão contar com algo em comum: vão direto ao ponto. Portanto veja agora uma versão que poderia afastar uma oportunidade:

 

“Mariana já é conhecida no mundo das editoras por seu trabalho perfeccionista na correção de livros. Sucesso também como escritora, está em busca de novos ares e histórias. Sabe muito de gramática e português. É bastante pontual.”

 

Consegue perceber como as informações ficam muito aleatórias? A ideia não é poetizar com o recrutador, mas deixar claro quem você é. E se você fala em terceira pessoa, pode passar uma imagem meio arrogante e desnecessária. Sem contar que ter pontualidade não é qualidade, é obrigação de um bom profissional. É bom arriscar, mas é preciso saber quando.

Currículo para a empresa dos sonhos

Para tudo na vida sempre existe aquele truque infalível. Nos currículos, a dica está em deixar o negativo de lado e não enfeitar as qualidades. Explicando melhor: não precisa dizer que está desempregado e nem que será o melhor empregado que a empresa já teve. Se atenha a uma estrutura simples e personalizada de acordo com a vaga e seus objetivos, um bom modelo de currículo ajuda muito. Principalmente se for uma oportunidade com a qual sempre sonhou.

 

Por mais que tenha trabalhado em 10 locais super bacanas, prefira colocar no máximo os 5 mais recentes. Descrever suas funções em tais locais pode ajudar a te definir como profissional. Mas se é professor, por exemplo, não há porque repetir 5 vezes que trabalha lecionando.

 

Caso seja a escola que sempre almejou, pode mencionar a admiração pelo local em sua apresentação, não há mal nisso. Demonstrar sua vontade em fazer parte desse local pode te dar pontos a favor. O currículo não precisa ser sem personalidade.

Currículo ousado

Modelo de Currículo profissional ousado
Modelo de Currículo profissional ousado

Até agora, você já percebeu que seus dados e objetivos precisam ser o foco. Entretanto, quanto mais você incluir a cara do seu possível contratante, melhor. Uma agência de publicidade pode gostar de uma ideia mais ousada, com um modelo de currículo arrojado.

 

Você pode mudar o design e mostrar suas habilidades em softwares, por exemplo. Precisa manter a estrutura básica, mas se achar que cabe, pode dar uma nova roupagem.

 

No entanto, é preciso ficar alerta para não criar uma imagem equivocada. Usar papel rosa choque vai destacar seu currículo e pode até funcionar num salão de beleza super antenado. Portanto agora, se você tem uma personalidade mais reservada, pode decepcionar na hora da entrevista.

 

Existem outros exemplos de currículo menos convencionais, como estruturas minimalistas e até em 3D. No entanto, vale dizer que elas precisam ser escolhidas apenas quando há certeza de sucesso. Enviar um modelo menos surpreendente pela forma e mais completo como conteúdo costuma ser suficiente.

Visite esses portais, se por acaso estiver à procura de mais informações sobre Concursos públicos! e Vagas de trabalho!

dddddddddddddddd