Início Notícias Geral O canto é livre! Neste Domingo (11) foi realizado pela A.C.P.M.I torneio...

O canto é livre! Neste Domingo (11) foi realizado pela A.C.P.M.I torneio de coleiros; Veja o vídeo

Associação de Criadores de Pássaros de Marataízes e Itapemirim ( ACPMI), realiza desde 21 de outubro de 2018, o Campeonato e Torneio de coleiros.

O coleiro de Chico, foi o vencedor deste domingo (11), com incríveis 38 cantos em um minuto.

Desde de 2008, a Associação estava desativada, mas o atual Presidente da Associação a dois anos, Adriano Silva, o “Adriano do Abacaxi” e juntamente com outros empresários, usaram de recursos próprios, e reativaram a ACPMI.

Pássaros não podem ser comercializados, é crime. Mas torneios e campeonatos deste tipo são autorizados e regulamentados.

O líder do Campeonato, atualmente é Josias, que tem o coleiro, Isto É, com 194 pontos e um dos recordista de canto do atual campeonato.

Mas o recorde de canto de um coleiro no Campeonato, é do pássaro Bico de Ouro, que tem como proprietário, Francisco, vulgo Chico, morador da Barra, em Marataízes.

Em entrevista, o participante William Coutinho, morador de Itapemirim, no ES, disse que não trocaria seu coleirinho por nada, nem mesmo um carro zero quilômetro.

Outros dois participantes, que não quiseram se identificar, disseram ter um amigo que comprou no início do ano por incríveis R$ 34 mil, um coleiro. E que também existem coleiros que chegam a custar R$ 80 mil, no Espírito Santo. Coisas que só ouvimos em Torneio de coleiros.

Todos os pássaros ( coleirinho e trinca-ferro), são de cativeiros, portanto não são capturados na natureza.

O coleiro de Chico, foi o vencedor deste domingo (11), com incríveis 38 cantos em um minuto.

Segundo os realizadores, o Campeonato vai até o final de março, onde saberemos do grande vencedor.

Todos os sábados e domingos, com quatro classificatórios, depois eliminação, chega-se ao vencedor de cada dia. São os próprios participantes que fiscalizam o pássaro do outro, ficando assim quase impossível, trapaças, armações, favorecimentos e etc.

Neste domingo (11), estavam presentes 104 pássaros, todos em gaiolas personalizadas, com tempo de 15 minutos para seus cantos. “O evento é realizado no Ginásio Waldir Alves, cedido gentilmente pela Prefeitura de Itapemirim, que tem como Prefeito Thiago Peçanha, pois em Marataízes, não existe um ginásio que possa atender esse tipo de evento”, disse o Presidente Adriano Silva, o Adriano do Abacaxi.

Veja o vídeo:

dddddddddddddddd