O Impacto da Gastronomia no Turismo

0
52

Philipe VerdanCertamente, os festivais são um bom caminho para valorizar e divulgar a gastronomia local, porém é fundamental que a base de sustentação deles seja a comunidade local, valorizando sua cultura e formas de produção.

Para que um evento se perpetue é fundamental que a comunidade se empodere deste, respeitando o tripé: sociedade civil, iniciativa privada e poder público. É preciso escutar as pessoas!

O sucesso de um evento não deve ser medido pela quantidade de público, e sim pelo resultado que este gera para a comunidade local, principalmente a médio prazo. Ele deve transformar, de alguma forma, a realidade comunitária e deixar um legado de integração, sempre com sustentabilidade social, ambiental e cultural.

Cada cidade traz uma história rica, e conta com uma gastronomia diversificada. Além do mais, há uma demanda forte para eventos que valorizam os aspectos culturais e únicos de cada lugar, tornando assim o destino turístico mais atraente.

No caso de Marataízes, o município já tem uma marca forte – “Pérola Capixaba”, e apesar de há muito tempo adormecido no turismo, tem conseguido nos últimos anos se encontrar, por meio da promoção de eventos de qualidade e da diversificação da gastronomia, baseada principalmente nos seus produtos típicos: abacaxi, peroá, lagosta, mandioca e melado de cana. Porém, com uma apresentação mais atraente. Neste sentido, podemos citar alguns estabelecimentos privados que tem desenvolvido eventos e vem conquistando o público, alinhando música de qualidade à gastronomia, como é o caso do Arabella, Zoom Grill, Marambaia, Geredis dentre outros.

Uma programação deve levar em conta o púbico que quer atrair, aliando atividades culturais e de lazer à culinária: chefs de cozinha, encontro de Food Trucks, apresentação musical e teatral de qualidade, espaço kids, com aulas de gastronomia para crianças. Neste sentido, a família tem se mostrado eficiente no aumento do gasto médio. Outro fator que deve ser levado em consideração é a democratização do acesso à gastronomia, com a oferta de pratos com preços mais acessíveis, uma vez que a proposta é que a quantidade da guarnição seja cada vez menor, para que o público prove vários sabores. Isso acaba também deixando os preços mais acessíveis e conquistando novos clientes, prometendo assim, ser uma boa receita de sucesso!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here