Pescadores de Marataízes estão participando de curso com a Marinha do Brasil

0
62

DSC04465

Em Marataízes 30 pescadores estão se qualificando para melhor realização de seus trabalhos. Eles estão participando de um curso ministrado pela Marinha do Brasil que visa preparar esses trabalhadores para melhor desempenho de suas funções. As aulas que estão sendo realizadas na Secretaria de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Pesca começaram na semana passada e seguem até a semana que vem. Serão 20 dias de curso.

De acordo com o Chefe do Departamento de Ensino Profissionalizante da Marinha do Brasil, o Capitão Marcos Souza, o curso que é teórico tem como objetivo capacitar essas pessoas, que nesse caso já são pescadores, para que se tornem pescadores profissionais. Mas aulas são abordados principalmente temas como segurança pessoal, segurança dos colegas de trabalho, segurança da embarcação, e como evitar a poluição hídrica. “Ao fim do curso os aprovados receberão o certificado de pescadores profissionais e também a carteira de pescador” destacou o Capitão Marcos Souza.

Marataízes tem mais e três mil e quinhentos pescadores cadastrados na Colônia de Pesca Z8. Muitos como seu Delson Gomes que já pesca há 50 anos, mas sem nunca ter passado por um curso como esse. “Aprendi muito com o tempo, mas ainda tinha coisas que não sabia e estou aprendendo com o curso” enfatizou o pescador. “Temos um grande potencial pesqueiro. É fundamental que esses pescadores trabalhem de forma legalizada” enfatizou o Diretor de Pesca José Roberto Souza Soares (Beto Caravela).

O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Marataízes, Colônia de Pesca Z8 e a Marinha do Brasil. Em 2016 esse é o primeiro curso para pescadores ministrado pela Marinha no Espírito Santo. Até o fim do ano a previsão é que sejam realizados outros 12 cursos em todo o estado. “O curso está trazendo muitos benefícios para nós pescadores, que além de aprender mais sobre a pesca preservar mais o meio ambiente” destacou a Pescadora Isabel Gomes de 50 anos que pesca desde a juventude.

 

Superintendência de Comunicação
comunicacao@marataizes.es.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here