Categorias
Geral Notícias

Temporal causa destruição no interior de Anchieta

Com as fortes chuvas estradas foram obstruídas, pontes arrancadas e comunidades isoladas nas primeiras horas do temporal. Equipes da prefeitura estão trabalhando desde sábado a fim de garantir a segurança das famílias.

Desde o último sábado (17), quando a região Sul do Estado foi acometida por uma chuva torrencial, equipes de diversas secretarias municipais de Anchieta vêm trabalhando para amenizar os transtornos e garantir a segurança e acesso dos moradores em diversas comunidades.

O aumento do volume das águas em diversos rios de Anchieta comprometeu o acesso em muitas estradas do interior, arrancou pontes e inundou várzeas. Logo nas primeiras horas da tarde, o prefeito em exercício, Carlos Waldir de Souza e sua equipe de governo, se reuniram para traçar estratégias e dispor de técnicos, máquinas e equipamentos.

Já no sábado, equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e das Secretarias de Infra-estrutura e Agricultura, estiveram visitando as comunidades mais impactadas, conversando com moradores e  realizando trabalhos para garantir a seguranças das famílias e o acesso da população. No Vale do Corindiba duas pontes foram danificadas, deixando as comunidades de Dois Irmãos e Olivânia isoladas por algumas horas. Nos dois locais, homens e máquinas trabalharam durante o final de semana restabelecer o acesso.

Segundo informações da gerência municipal de Segurança Pública e Social, a Defesa Civil do Estado veio dar apoio nas operações. O secretário Estadual de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Octaciano Neto, visitou o Vale do Corindiba e garantiu recursos para a reconstrução de uma nova ponte em Duas Barras, onde  o acesso foi obstruindo com a queda da passagem sobre o Rio Corindiba, na estrada principal do Vale, que é asfaltada pelo programa estadual Caminhos do Campo.

Escolas do município e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ficaram de prontidão durante todo final de semana para receber possíveis desabrigados.

As equipes da prefeitura iniciaram já no sábado os trabalhos de desobstrução das estradas com a retirada de barreiras, limpezas de galhadas e orientação à população.

Na região de Alto Pongal, as comunidades de Córrego da Prata, Alto Joeba, Pongal e Itapeúna também foram atingidas com as fortes chuvas. Já também no sábado foram iniciados os trabalhos de equipes da prefeitura para garantir acesso e segurança das famílias da região.

As ruas do centro de Anchieta, nas imediações da Praça São Pedro, foram alagadas e houve monitoramento por parte dos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil.

“Traçamos as nossas estratégias e enviamos equipes para atuarem em diversas comunidades. O objetivo inicial foi garantir a segurança dos moradores e liberar o acesso das estradas obstruídas. A partir de hoje iremos realizar um levantamento dos estragos e iniciar ações para recuperar”, disse o gerente municipal de Segurança Pública e Social, Leornardo Abrantes.