Início Notícias Geral Unimed Sul orienta professores de Marataízes para identificarem problemas visuais em alunos

Unimed Sul orienta professores de Marataízes para identificarem problemas visuais em alunos

Professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oscar Montenegro, de Cachoeiro de Itapemirim, e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Boa Vista do Sul, de Marataízes, participaram, no último sábado, 04, de um treinamento de Acuidade Visual – uma ação do Projeto Vi Ver Unimed, do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba.

A capacitação, que foi realizada na sede da operadora de saúde, em Cachoeiro de Itapemirim, teve o objetivo de orientar os docentes para a aplicação de testes de acuidade visual nas escolas, reconhecendo assim os alunos com dificuldades para enxergar com clareza – problema que afeta o desenvolvimento escolar de muitos deles.

O treinamento foi ministrado pelo oftalmologista da Unimed Sul Capixaba, Dr. Fernando Lemgruber, que utilizou como didática o material do projeto “Olhar Brasil”, do Governo Federal. O especialista orientou os professores a identificarem situações simples no dia a dia do aluno, como reparar se o estudante enfrenta dificuldades ao realizar leituras ou ao enxergar o quadro escolar. Os educadores também receberam a Tabela de Snellen, diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual utilizado em testes para a detecção de problemas evidentes na visão.

“Os professores realizam papeis cruciais em todo o processo de identificação de um aluno com dificuldades para enxergar com clareza. Além de atuarem como filtros para a realização dos exames, são estimulados a replicarem o conhecimento, a capacitarem outros educadores e a orientar os pais dos alunos que apresentem dificuldades na visão, para que procurem atendimento oftalmológico”, destacou o médico Fernando Lemgruber.

Após a triagem realizada pelos professores, os alunos que apresentarem pouca clareza na visão serão encaminhados para exames oftalmológicos gratuitos com oftalmologistas da Unimed Sul que se voluntariaram para a ação. Aqueles que tiverem necessidade do uso de óculos receberão o item gratuitamente por meio do Projeto Vi Ver Unimed. Caso o problema seja outro, o aluno será encaminhado para os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

- publicidade -
parceria – bruna-giu-doce-mania-15-10-2018-iniciado
Banner cobertura de eventos
Açai do Carioca
ellomais – promocao 09/2018
vandinho lanches
oba restaurante 6 meses

De acordo com a Assistente de Responsabilidade Social da Unimed Sul Capixaba, Barbara Mendes Devargas, o objetivo da ação é contribuir para que crianças que possuem problemas na visão, mas que não têm condições de realizar os exames, consigam ter acesso a um oftalmologista e a um tratamento adequado. Ela acrescenta que a previsão é de que os estudantes selecionados realizem o exame clínico no mês de setembro.

O projeto social Vi Ver Unimed foi criado em 2015 e é coordenado pelo Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, constituído por médicas, esposas de médicos e colaboradores da operadora de saúde. Para promover ações como essa, o grupo organiza Brechós Solidários, com a venda de roupas e acessórios doados por cooperados e colaboradores da operadora.

Leia também:

Comente com seu Facebook!

ITA 21-02 a 21-08
Terra Academia
cdtec
Via sul Telecon
WINDEX 12 MESES
Oito ervas campanha 2018
Banner Innovar
unisa