Início Notícias Meio Ambiente Via Sacra orante pela mata no interior de Anchieta

Via Sacra orante pela mata no interior de Anchieta

A comunidade de Itaperoroma Baixa realiza durante a próxima Sexta-Feira Santa (30)  uma caminhada até um monte que fica a 800 metros de altitude, relembrando os últimos momentos de Jesus Cristo.

A Sexta-Feira Santa, para a maioria dos cristãos, é um dia de reflexão e oração. Assim é na localidade de Itaperoroma Baixa, no interior de Anchieta. A comunidade católica celebra a data em contato com a natureza, realizando uma penitência denominada Via Sacra Orante. A tradição, que inicia às 06h30min, está no seu nono ano e reúne centenas de pessoas para caminhar por um morro íngreme, relembrando o sofrimento das últimas horas de Cristo.

De acordo com Damiany Zuqui e Ana Lúcia Gozzer, duas das organizadoras do evento, o percurso é de sete quilômetros e dura cerca de três horas. “Durante a via sacra são entoados cânticos religiosos e realizadas orações. As 15 estações da via crucis é encenada em paradas, onde os participantes aproveitam para desfrutar também do belo visual da mata”, explica Gozzer.

- publicidade -
Açai do Carioca
Pi 29980
Banner cobertura de eventos
senarp
ellomais – promocao 09/2018
parceria – bruna-giu-doce-mania-15-10-2018-iniciado
vandinho lanches
oba restaurante 6 meses

Segundo Zuqui, nesta edição será plantada uma muda de árvore em cada estação sacra, enfatizando o objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano – Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. “Iremos plantar árvores para reflorestar a mata da nossa comunidade e divulgar a importância da preservação ambiental”, disse.

No cume do monte, a cerca de 800 metros de altitude, acontece a última parada, onde é celebrada a estação da morte de Cristo. “Lá oramos, pedimos graças e aproveitamos para refletir sobre a vida e morte de Jesus Cristo”, conta.

Ao final, já ao pé do morro, em um sítio, os participantes se confraternizam com um café da manhã típico da região.

Os organizadores pedem que os participantes usem de tênis e roupas leves e ainda levem água e frutas para se hidratarem durante o percurso.

Informações: (28) 99961-8348 / 99975-2417.

Leia também:

Comente com seu Facebook!

Pi 029980
Via sul Telecon
unisa
Terra Academia
WINDEX 12 MESES
ITA 21-02 a 21-08
Banner Innovar
cdtec
Oito ervas campanha 2018